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Estudo inédito revela como Festa da Penha movimenta redes sociais e fortalece o turismo no Espírito Santo
13/06/2025 15h38

A Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo, apresentou um estudo inédito sobre a repercussão digital da Festa da Penha, a maior manifestação religiosa do Espírito Santo e a terceira maior do Brasil. A pesquisa, realizada entre abril e maio de 2025 no âmbito do Projeto Conecta Turismo, revela como o evento mobilizou devotos, influenciadores, comunidades e meios de comunicação nas redes sociais.
A pesquisa, que contou com o apoio técnico do Laboratório de Internet e Ciência de Dados da Universidade Federal do Espírito Santo (Labic/Ufes), mapeou o impacto e o engajamento nas redes durante a edição de 2025 do evento. O objetivo principal foi identificar as hashtags, atores e conteúdos mais influentes no Facebook, Instagram e YouTube, explorando os temas predominantes e o alcance das mensagens associadas ao Espírito Santo
A análise da repercussão digital da Festa da Penha integra um conjunto mais amplo de estudos produzidos pelo Observatório do Turismo. Também já foram analisados eventos como a Feira dos Municípios, o Festival de Inverno de Domingos Martins, o Festival de Itaúnas, o Carnaval, o Réveillon, entre outros.
Para o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, pesquisas como essa são fundamentais para entender o impacto real dos eventos como destino turístico, tanto para gestores públicos quanto produtores culturais, profissionais da comunicação e do turismo. “Ao transformar a escuta digital nas redes sociais em uma ferramenta de inteligência, o Observatório do Turismo inova e reafirma seu compromisso com a valorização da identidade capixaba e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor”, pontuou o secretário.
Segundo a coordenadora técnica do projeto Conecta Turismo, Roberta Vaccari, os relatórios oferecem um panorama inédito sobre o comportamento do público nas redes e o impacto dos eventos na imagem do Espírito Santo como destino turístico. “Mais do que reunir dados, os estudos entregam insumos estratégicos para gestores públicos, produtores culturais, profissionais da comunicação e do turismo. Eles permitem entender como o público interage com os eventos e qual o impacto dessas experiências na sociedade”, afirmou.
Roberta Vaccari explicou que, com base nos dados filtrados e analisados, além de medir a presença do Estado nas mídias sociais, também é possível compreender as percepções e o tom das interações. As descobertas detalhadas permitem impulsionar as oportunidades e os desafios futuros para a promoção do Espírito Santo como protagonista de uma das maiores festas religiosas do Brasil.
De acordo com Fábio Malini, coordenador do Labic/Ufes, o levantamento revelou que temas, como devoção, fé, romarias e valorização do patrimônio histórico dominaram as conversas. “Ao identificar padrões narrativos e sentimentos, traduzimos milhões de interações digitais em conhecimento estratégico para o turismo capixaba”, afirmou.
Além disso, a presença de influenciadores digitais, veículos de mídia e lideranças religiosas e políticas ajudou a ampliar o alcance da festa, demonstrando o potencial das redes sociais para promover manifestações culturais e turísticas com ainda mais força e visibilidade.
“Estudos como este da Festa da Penha evidenciam não apenas a relevância dos eventos no ambiente digital, mas também sua capacidade de mobilizar emoções, engajar comunidades e projetar a identidade capixaba para além das fronteiras do Estado. É uma grande oportunidade de nacionalização por meio da cultura e da fé”, destacou Fabio Malini.
Dados da pesquisa
Conforme os dados divulgados, a presença digital da Festa da Penha deste ano revelou um ligeiro aumento na proporção das interações. Em 2024, as coletas sobre o evento encontraram 5.020 postagens e 5.882.000 interações, enquanto em 2025 foram coletadas 2.382 postagens que obtiveram 2.822.459 interações. Isso significa que cada postagem em 2024 gerou cerca de 1.172 interações e, em 2025, 1.185 interações.
Vale ressaltar que a queda no número de postagens coletadas em 2025 decorreu, sobretudo, da mudança no sistema de coleta da empresa proprietária do Instagram e do Facebook, que passou a permitir o acesso apenas às postagens públicas de perfis influentes (verificados e com mais de 25 mil seguidores).
Um sinal de que o evento teve boa capacidade de mobilização do público é o aumento de 26% no número de publicações no YouTube. Apesar desse crescimento significativo, o Instagram continuou sendo a principal plataforma na disseminação de conteúdo sobre a Festa da Penha, sendo a rede com maior volume de postagens (representando 43,88% do total). Os dados sinalizam a força da Festa da Penha nas redes sociais.
Sobre a metodologia da pesquisa
A análise foi conduzida pelo Laboratório de Internet e Ciência de Dados da UFES (Labic), que utilizou ferramentas avançadas de monitoramento digital, como a Content Library, credenciada pela Meta, e o Coletor YouTube. A coleta dos dados considerou publicações públicas e influentes relacionadas ao evento, com base em termos selecionados por critérios técnicos e geográficos.
Os dados foram organizados e processados por meio de sistemas desenvolvidos pelo próprio Labic, permitindo análises quantitativas e visuais, como grafos de conexões entre temas, perfis e hashtags. O estudo contempla o volume de interações, os termos mais recorrentes e o alcance dos conteúdos, oferecendo uma leitura estratégica sobre a repercussão digital da Festa da Penha.
O resultado completo da análise digital da Festa da Penha 2025 e dos demais eventos está disponível no site oficial do Observatório do Turismo do Espírito Santo. Clique aqui para conferir ou acesse:
www.observatoriodoturismo.es.gov.br, navegue até: Conecta Turismo > Relatórios.
Conecta Turismo
O Projeto Conecta Turismo é uma iniciativa da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A iniciativa visa modernizar a coleta e a análise de dados turísticos, aprimorar o Observatório do Turismo e possibilitar a gestão do setor cada vez mais transparente, estratégica e eficiente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Mayara Salles
(27) 3636-8009 / (27) 98867-1106
imprensa@turismo.es.gov.br